Cacaulândia realiza 2º Fórum Comunitário UNICEF Município Aprovado

forumO Município de Cacaulândia realizou nesta quarta-feira, 29/06/2016, no barracão da Ação Social, o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado. Realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, o encontro reuniu representantes Prefeitura Municipal, das Escolas da Rede Municipal com seus alunos, da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, comunidades da Zona Rural e Urbana.

O objetivo do evento foi apresentar as políticas de proteção à criança e ao adolescente no município de Cacaulândia e, com a participação da comunidade, que é convidada a dizer o que foi ou não realizado, e o que mudou nos últimos anos, fazer a avaliação qualitativa dessas políticas, desde o ano de 2013, quando foi realizado o 1º Fórum do Selo UNICEF no município. “Depois do 1º Fórum, quando, junto com a comunidade, levantamos as necessidades das crianças e adolescentes de Cacaulândia e foi elaborado todo um plano de trabalho visando o atendimento dessas necessidades, hoje estamos aqui para apresentar os indicadores e avaliar se as metas foram atingidas”, explicou a Presidente do CMDCA, Adrie Biazatti.

A gestão municipal participa com a apresentação das ações desenvolvidas nos eixos temáticos correspondentes. O evento é acompanhado por um mediador que observa o envolvimento da comunidade e o cumprimento da metodologia. “Nessa segunda edição do Fórum em Cacaulândia foram avaliadas ações referentes aos Eixos: Semana do Bebê, Esporte e Cidadania.

Para o secretário de Trabalho e Ação Social, Uanderson Oliveira, “Esse é o momento de conferir o trabalho feito ao longo desses anos e projetar ações para o ano seguinte, para que Cacaulândia continue a ser uma referência em políticas públicas de proteção à infância”.

Essa é a última etapa do projeto. Após esse momento, o UNICEF fará a análise da evolução de indicadores que estão sendo monitorados nos últimos três anos. Em outubro, devem ser anunciados os ganhadores do Selo.

Sobre o Selo UNICEF

O Selo UNICEF Município Aprovado busca estimular e reconhecer mudanças concretas e positivas na vida dos meninos e meninas nos municípios da região amazônica. A iniciativa é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef) em parceria com os governos estaduais e municipais.

Fonte: Assessoria PMC